psicologos campinas psicologa
 
artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

Ciúmes! Saiba mais sobre este sentimento.

 “Mas eu me mordo de ciúme
Ciúme, ciúme
Eu me mordo de ciúme
Eu me mordo, eu me rasgo, eu me acabo
Eu falo bobagem, eu faço bobagem, eu dou vexame
Eu faço, eu sigo, eu faço cenas de amor
Ciúme, ciúme, eu me mordo”
                                                                                 (MÚSICA: Ciúme/ Ultraje a Rigor)

   Quem nunca teve ciúme na vida? Quem gosta de saber que o parceiro é ciumento? Ah até quem ache que apimenta a relação, que se não houver ciúme também não há amor.

   O que sabemos é que se você é ciumento ou sofre com alguém que é, dificilmente você saberá descrever até onde o ciúme é normal e a partir de quando ele se torna patológico.

   Podemos resumir o ciúmes como conjunto de emoções mobilizadas por sentimentos que gera uma ameaça à continuidade de um relacionamento íntimo.

   Cada um explica o ciúme do seu jeito, mas as explicações possuem três fatores em comum:

   O ciúme é uma reação frente a uma ameaça percebida; o ciumento teme um rival real ou imaginário e esta que pode ser incontrolável surge para tentar eliminar os riscos da perda do objeto amado.

   Existe ciúmes de tudo, de irmão, de pai e mãe, de amigos, de objetos e o ciúmes nas relações amorosas.

   Isto porque achamos que tudo nos pertence, tudo é nossa posse e que temos a capacidade e merecimento de manipular e controlar tudo e todos.

   Mas em nossas relações não temos este direito e poder, as pessoas do nosso circulo são livres para ir e vir, fala com quem desejarem, fazer o que quiserem, pensar o que der na telha, etc. E isto não é falta de amor, pelo contrario é amor por você e pela outra pessoa.

   O ciúme patológico destaca vários sentimentos absurdos,perturbadores,desproporcionais, gerando comportamentos inaceitáveis. O ciumento sofre com medo de perder o parceiro para outra pessoa, sente uma desconfiança infundada e excessiva, geralmente são ansiosos, impulsivos, muito desconfiados, possuem baixa auto-estima, egoístas, agressivos, vingativos, controladores, e acaba trazendo um grande prejuízo no relacionamento, pois com os ciumes vem as brigas e discussões, os ciumentos se expões juntamente com seus parceiros a situações vexaminosas e expositivas gerando infelicidade e enfraquecendo continuamente a relação.

   Os ciumentos são como um vulcão, estão sempre prestes a erupção, vivem um amor distorcido, depreciado.
Infelizmente existem várias vitimas de ciumentos em nossa sociedade, seja as violências psicológicas, onde as pessoas são ameaçadas, limitadas, ficam presas dentro da relação sofrendo diariamente abusos morais, sendo revistadas, perseguidas, humilhadas quanto as violências físicas, onde as vitimas são, violentadas sexualmente, espancadas podendo chegar a morte. O Ciúme Patológico pode até motivar homicídios normalmente são cometidos por pessoas que sofrem com problemas psicoemocionais, desde transtornos de personalidade, alcoolismo, drogas, depressão, obsessão e esquizofrenia.

   Para deixarmos o ciúmes de lado, é preciso nos conscientizar do ciúmes, enxergarmos o quanto ele nos faz mal e estraga o relacionamento, em conjunto realizarmos psicoterapia para que haja uma amadurecimento e ao mesmo tempo seja re-significado nossas inseguranças, traumas, etc, Afinal de contas todos tem direito de ser feliz no amor!

   E se engana quem pensa que só o ciumento precisa de terapia, o parceiro também precisa, porque ele sofre com as circunstâncias a quais são expostos, tendem a ficar retraídos, deprimidos, também sofrem com baixa auto – estima, tendem a se desvalorizar, podem ter diminuição na libido sexual e alimentam um perfil de vitima que precisa ser revisto para melhorar sua qualidade nas relações.

 


 

VOLTAR