artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

MASSAGEM O TOQUE DA BORBOLETA

   Os delicados inícios da vida são de grande importância. São o fundamento do nosso bem estar da alma e do corpo. Gostaria de pedir-lhes o apoio a esses esforços. Precisamos de paz na terra, paz que começa no ventre da mãe”.
Eva Reich

 O bebê nasce tão delicado e sensível, precisando de cuidados, atenção e carinhos. Não há nada melhor que demonstrar através de gestos suaves como o toque de uma borboleta todo o amor reservado a ele, além de ser um jeito gostoso de você e seu filho se re – conhecerem.

   Sabemos que o toque é essencial para o desenvolvimento total do ser humano.

   Este descobrimento milenar do oriente faz com que aos poucos as civilizações descubram que carícias fazem bem ao corpo e à alma e que quanto mais cedo elas têm início, melhor.
Pensando na importância e benefícios da estimulação tátil desde os primeiros dias de vida, que a americana Eva Reich criou uma massagem para bebês, o Toque da Borboleta, (técnica da bioenergética suave). Depois de se encontrar com o médico francês Frederick Leboyer, o criador da Shantala, a massagem nasceu com o objetivo de aliviar estresses e bloqueios emocionais originários na gestação, parto e puerpério ou durante a primeira infância, devido algum evento traumático na historia de vida da criança e família. A técnica propõe a restauração do equilíbrio energético e emocional da criança por meio do toque delicado e caloroso. A vantagem sobre a shantalla é que não exige o uso de óleos e pode ser feita desde os primeiros dias de nascimento, inclusive na incubadora, por ser muito suave.

    A idéia inicial desta massagem é a de restaurar o equilíbrio energético de recém-nascidos e bebês, através de uma técnica muito leve, usada para derreter os bloqueios emocionas. Ela pode ser aplicada em todas as idades, desde recém nascidos, crianças em fase escolar, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. A massagem “O Toque da Borboleta” pode ser usada em diversas situações e com vários propósitos, promovendo o vínculo entre casais, pais e crianças, proporcionando a cura emocional de crianças vítimas de maus tratos e abusos, em portadores de deficiências, aumentando a percepção corporal em casos de depressão e agressividade e confortando pacientes com saúde comprometida já que ocorre uma troca benéfica entre quem recebe e quem oferece o toque. Isso gera uma situação de confiança, respeito, afeto, amor, auto – estima e tranqüilidade.

Benefícios
    A criança que recebe continuamente esta massagem avança em termos de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e de auto-percepção. Está também relacionada ao padrão do sono que se torna mais estável e tranqüilo.

    O toque aumenta a resistência a doenças. Existem várias pesquisas que comprovam que crianças que recebem toque, carícias e massagens diariamente apresentam menor incidência de doenças infantis. A enfermeira Ruth Rice, que trabalha com prematuros nos EUA, e a própria Eva Reich, constataram que os recém-nascidos estimulados através do toque da borboleta apresentavam melhor desenvolvimento neurológico e melhores reflexos em relação aos que recebiam atendimento de rotina.

    Foi constatado que as crianças desnutridas também saem ganhando principalmente após a compreensão de que muitas vezes, a desnutrição é também de afeto e carinho. Quando construímos vínculos afetivos, a criança começa a comer e conseqüentemente desenvolver-se fisicamente, aceitando melhor o carinho.

    A gratificação na massagem do toque da borboleta está na geração de vínculos. “O olhar é uma porta que se abre para uma comunicação não verbal que será eternizada na história da dupla”. Há um estudo comparando bebês prematuros em que a mãe ficava um longo período olhando para o filho e bebês que não recebiam esse tipo de atenção. Os primeiros desenvolveram um QI bem maior do que os demais”.

    Em meu consultório aplico a massagem na gestante para que ela sinta o prazer que a técnica proporcionará em seu filho. É importante as pessoas experimentarem o Toque da Borboleta antes de realizarem a manobra em alguém.

    Com o uso do estetoscópio localizado no abdômen a psicóloga faz uma leitura dos sons viscerais e constata os registros percebidos pelo corpo e suas alterações.

    No desfecho da manobra as respostas são sempre positivas com sensações de relaxamento, descanso, sintonia e aumento da percepção.

    Uma de minhas pacientes disse ter sentindo como se seu tórax tivesse se expandindo facilitando sua respiração. Outra comentou que teve a sensação de renascimento.

    O trabalho da massagem pode ser realizado junto com o processo de psicoterapia, em cursos de preparação para parto ou durante as sessões de massagem biodinâmica.

Indicações da técnica
- Problemas da concepção, no útero ou no parto
- UTI neonatal
- Abuso de álcool ou drogas pelos pais
- Parto difícil
- Anestesias
- Cesáreas
- Separação da mãe logo após o parto
- Abuso físico emocional ou sexual
- Operações (pré e pós operatórios)
- Problemas de saúde (enfermidades temporárias ou crônicas)
- Mortes ou outras situações de estresse
- Deficientes físicos, autistas, pacientes com alterações neurológicas e dificuldade de interação com o ambiente
- Problemas respiratórios
- Promoção de relaxamente, alívio de tensões e estresse de modo geral.

Objetivos Em bebês e crianças
- Ajuda a fortalecer o vínculo pai/mãe/bebê (ou criança)
- Ajuda a acalmar as cólicas e diminui o estresse entre pais e bebês
- Faz com que o bebê tenha um sono tranqüilo
- Ajuda a aliviar o estresse da época da dentição
- Tonifica os músculos do bebê
- Aumenta a percepção corporal do bebê ou criança
- Ajuda a relaxar aliviar a tensão e ansiedade
- Evita o uso excessivo de remédios
- Melhora a digestão, circulação e aumenta a resistência a doenças
- Melhora o desenvolvimento psiconeuromotor de modo geral
- Ajuda no crescimento de relacionamentos emocionais saudáveis

Adultos saudáveis e enfermos
- Promove vínculo entre casais e relações humanas de modo geral
- Derrete bloqueios emocionais (estresse, timidez, alterações psicológicas)
- Melhora na cura emocional de vítimas de maus tratos e abusos
- Conforto de pacientes com saúde cognitiva e motora comprometida
- Melhora em desconforto respiratório
- Promove maior consciência corporal
- Melhora relacionamento interpessoal e diminui a agressividade
- Apresenta melhora da circulação, respiração e digestão como efeitos secundários ao relaxamento e desbloqueios emocionais

 

 

 

VOLTAR