artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

Mulheres que amam demais!

    

    Todos nós sonhamos com um amor. Muitos de nós sofremos por amar a pessoa errada ou ao terminar um relacionamento, mas existem pessoas que sofrem muito por amarem demais. É para estes homens e especialmente mulheres que escrevo este artigo.

    Como as mulheres são maioria, me refiro mais a elas, que têm como característica principal, o sentimento de vazio existencial, muitas porque, não tiveram um olhar significativo quando crianças de suas mães e acabam buscando isso no parceiro e projetando seu amor de forma intensa e desequilibrada.

    Geralmente os parceiros são tão inseguros quanto as suas companheiras e também precisam do olhar delas para sentirem se vivos, mas as mulheres que amam demais acabam sendo vítimas de si mesmas. Elas se sujeitam a relacionamentos tristes, agressivos, se tornam submissas, dependentes e doentes por terem medo de viverem sozinhas ou por temerem a solidão eterna.

    Sentem- se fracas, incapacitadas de emitirem a própria opinião, de realizar seus desejos, sentem- se acuadas, responsáveis por tudo o que acontece de errado ou ruim na relação, sentem – se más esposas, mães, profissionais, etc.

    Vêem em seu parceiro um salvador e não poupam esforços em sua adoração, colocando sobre eles a responsabilidade de serem felizes. Esquecem de amar a si mesmas porque estão sempre voltadas para o outro.

    Quando perdem seu amor, sofrem profundamente e tentam reconquistá- lo a qualquer custo.

    Podem sintomatizar, adoecer para gerar culpa no parceiro e até piedade numa tentativa de que a relação seja retomada.

    A mulher que ama demais vive na dependência absoluta do homem amado. Mesmo que ele repita mil vezes que não a quer mais, ela pede mil e uma vezes uma nova chance. Ela definha, se descontrola, não consegue lidar com o fato de que seu ex. já vive um novo relacionamento. Entra em ira, vive a expectativa de vingar-se e acaba perdendo a oportunidade de viver sua vida, de cuidar de si.

    A situação é ainda pior quando há os filhos, que sofrem com as brigas e chantagens emocionais de lado a lado. É importante lembrar que com esse comportamento, os pais estarão dando um exemplo muito ruim de como se relacionar afetivamente.

    Todas as pessoas que estão vivendo ao lado de uma mulher que ama demais sofrem, especialmente ao perceberem que ela pode pensar até em suicídio.

    Seguem alguns sintomas vividos pelas mulheres que amam demais:

  • Paixão descontrolada (normalmente por pareiros agressivos, emocionalmente instáveis, drogaditos)
  • Ansiedade
  • Disturbio no sono: dificuldade para dormir, insônia
  • Disturbio alimentar: anorexia, bulimia, obesidade
  • Uso excessivo de fumo e álcool
  • Ciúme possessivo
  • Necessidade de controle da situação
  • Agressividade
  • Sentir-se responsável por cuidar e zelar do parceiro, além do limite, chegando a sufucá-lo.
  • Desconforto ao estar sozinha.
  • Baixa auto-estima.
  • Ideias suicidas

    Se você se identifica com estes sintomas, procure ajuda psicológica, para poder se relacionar de forma sadia com seu parceiro, filhos, família, amigos, etc. Muitas vezes o parceiro e os filhos tambem precisam de ajuda psicológica pois são co-responsáveis pela situação.

Tais Azevedo

Psicóloga

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR