artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

Não passei no vestibular e agora?

    Enfim chega o dia de conferir se você foi aprovado no vestibular. Apesar dos gabaritos e da percepção pessoal sobre o desempenho na prova, serem indicativos de que as coisas não saíram exatamente como o desejado, ficamos agitados, nervosos, ansiosos, pois se o seu nome estiver lá, isso irá transformar a sua vida.

   É claro que o fato de não ver seu nome na lista dos aprovados gera imediatamente uma grande decepção, tristeza desânimo, afinal de contas, você se preparou, passou grande parte do seu tempo estudando, muito investimento pessoal, financeiro, ansiedade, pressão pessoal e familiar para ter resultados positivos. No fim, não deu.

    Além disso, é preciso lidar com o sentimento de ambivalência, pois parte de seus amigos foi aprovada e não é fácil entrar no clima de comemoração e ficar feliz pelos outros, estando tão triste.

    Podemos sentir vontade de sumir, desaparecer, até que o assunto pare de ser comentado. Às vezes sentimos vergonha de assumir nosso resultado, inveja dos que passaram, etc…

    Mas se aprovação não foi desta vez, aproveite estes dias de férias e feriados, procure descansar, afinal de contas, durante os processos de provas, muitos jovens chegam à estafa física e emocional. Para muitos este período é tão estressante que se faz necessário a ajuda de um psicólogo.

    Em primeiro lugar é preciso ter coragem de recomeçar, se conscientizando que o vestibular é classificatório e não eliminatório.

    Um segundo passo é receber muito apoio de familiares e amigos. Um alerta aos familiares é que neste momento, tudo que o jovem não precisa é de sermões, cobranças, gozações, etc… ,

    O terceiro passo é investigar quais foram seus pontos fortes nestas provas para que você possa mantê-los e descobrir quais são seus pontos fracos para que possa melhorá-los.

    Reorganizar sua rotina pode ajudar muito. É necessário ter tempo para tudo, para estudar, para cuidar de si, para o laser, para dormir, etc…Às vezes nos obrigamos a estudar horas e horas a fio, sem descanso, mas nem sempre isto é produtivo.

    Não desista dos seus sonhos. Se você tem convicção da faculdade que deseja ingressar e do seu curso, invista em você. Sabemos que a concorrência é grande, assim como seus desejos de sucesso.

    Acabado seu período de férias é hora de reaquecer os motores para que neste ano novo você possa estar apto para o próximo vestibular, dando um drible no baixo astral e cuidando de sua autoestima.

Tais Azevedo

Psicóloga

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR