psicologos campinas psicologia
 
artigo psicologia campinas

 

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

doces.PNG

Você sofre com a nostalgia e o sentimento de perda?

  

    No último mês muitas pessoas postaram nas redes sociais fotos antigas, da infância e adolescência trazendo saudades deste tempo, alegrias e muita nostalgia.

   Nostalgia é a sensação de saudade idealizada,  às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada ao desejo de voltar a viver  os sentimentos e lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais.


    Muitas pessoas sofrem com a nostalgia, pois quando reencontram pessoas, lugares ou objetos importantes são tomadas por um mal estar,  dado ao sentimento de perda, que se intensifica pela percepção de que tais momentos não retornarão, sentem dificuldades em viver e apreciar o momento presente.

    Para o nostálgico a felicidade está situada no passado; Acessando suas emoções através de músicas, poemas, fotografias ele vai deixando de investir na sua vida presente e já não planeja, não sonha, não investe no futuro. Não sentem se felizes em seu momento de vida atual.

    O que acaba motivando a tristeza, tanto pela impotência de não poder recuperar o tempo e por não conseguir trazer para o presente uma vivência prazerosa.

    A nostalgia pode nos tornar prisioneiros do passado impedindo nosso desenvolvimento emocional, nossa flexibilidade criativa necessária para a realização de novas atitudes realizadoras, de construir novas relações interpessoais, etc.

    Antigamente a nostalgia foi considerada doença mental podendo trazer sintomas como: choro,  arritmia cardíaca e anorexia, já no século XX, a nostalgia foi considerada um transtorno psiquiátrico, trazendo os sintomas: ansiedade, insônia e depressão.

    Para estes casos a psicoterapia é de grande valia, por ser um momento de revisão de vida, caminhos e escolhas a seguir, podendo melhorar a qualidade de vida, através de um enfoque centrado nas possibilidades e necessidades particulares de cada um.

    Além de poder entender as psico-somatizações do seu corpo. Compreender o porque de  querer viver no passado, superar e se estruturar para o presente sadio.

    Desta forma o sentimento de perda pode ser transformado à medida que a pessoa decide mudar seu enfoque desta forma suas experiências vividas podem ser re-significadas dando a elas o devido valor, reconhecendo o pontos positivos, que trouxeram você à vida atual desta maneira você pode aprender a aproveitar potencialmente e terapeuticamente a nostalgia.

   Podendo voltar a tirar bom proveito da vida que te convida a se reconstruir dia-a-dia.

 


 

Tais Azevedo

Psicóloga e Terapeuta Corporal Biodinâmica

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR