psicologos campinas psicologia
 
artigo psicologia campinas

 

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

doces.PNG

Quero ser mãe agora!!!

  

    A maioria das mulheres sonha com a maternidade, um tema tão vasto de transformações psicoemocionais, que resolvi abordar o assunto em etapas, mensalmente a cada nova publicação.

    Nesta edição vamos falar do período que antecede a gravidez.

    O ideal para uma boa gestação é fazê-la planejadamente. É importante que o casal queira o bebê, tenha uma relação sólida e companheira, tenha uma boa condição de saúde, tomando o ácido fólico, estabilidade financeira, etc.

    Nesta etapa é comum que a ansiedade tome conta dos futuros pais, o que algumas vezes pode atrapalhar a intimidade do casal, especialmente quando os parceiros não aproveitam a intimidade na relação sexual, pela obrigação de engravidar.

    A mulher que está na expectativa da gravidez, só tem um assunto: a gestação. Às vezes isso a torna limitada. O excesso de foco é prejudicial e pode atrapalhar sua relação amorosa, interpessoal e profissional.

    A visão se torna seletiva. Em uma simples caminhada, grávidas e grávidas aparecem de todos os lados, exibindo suas barrigas. Saber que uma conhecida engravidou pode soar como uma provocação da natureza, gerando irritação e frustração.

    Por mais que as mulheres se irritem com o tema é preciso frisar que a ansiedade é a grande inimiga nesta batalha, porque ela provoca reações emocionais como irritabilidade, stress, tensão, e físicas como o descontrole hormonal, acidez da vagina, aumento da adrenalina e automaticamente a ocitocina, hormônio que só deveria aparecer no final da gravidez e é também o responsável por realizar as contrações uterinas que podem levar ao aborto do ovo fecundado.

    Para casais com dificuldades para engravidar e que recorrem de técnicas artificiais, a ansiedade se torna ainda mais forte, além dos sentimentos de incapacidade, impotência, dúvida e questionamento da capacidade de ser mãe, crise na relação caso apenas um dos parceiros seja estéril, tristeza, depressão, etc…

    O investimento financeiro é alto; cada resultado negativo é muito decepcionante. As mulheres tendem a tomar hormônios, o que as desestabiliza emocionalmente. Todo o processo é de grande movimentação sentimental, podendo levar anos para a realização do sonho.

    É possível que ocorram abortos espontâneos no início da gestação. Os casais que já sofreram com isso, podem sentir mais medo na segunda tentativa, por isso, é importante terem vivido o luto do aborto sofrido, antes recomeçarem novas tentativas.

    Atualmente as mulheres têm tido o desejo de ser mães cada vez mais tarde, preferencialmente depois de sua independência financeira, mas nós sabemos que a idade pode trazer algumas dificuldades na ovulação, gravidez de risco, maior probabilidade do bebê nascer com a Síndrome de Down, alem do medo de não ter energia para cuidar de um bebê, medo de morrer e deixar o filho pequeno, etc.

    Para mães de segunda viagem que já têm um filho “perfeito” surge o medo do recomeço, de ter um filho não tão “perfeito”.

   Em relações em que um dos parceiros já tem filhos de outro relacionamento, pode surgir sentimento de comparação, inferioridade, impotência, ciúmes, entre outros.

   É importante ressaltar que toda possibilidade de maternidade nos remete imediatamente aos exemplos de maternidade que recebemos (inclusive a do futuro pai), ou seja, se você teve uma relação complicada com sua mãe, você pode ter medo de fazer seu filho sofrer tanto quanto você sofreu ou se você tem grande respeito e admiração pela maternidade recebida, você pode ter medo de não ser tão boa mãe, quanto foi a sua. Em ambas situações, inconscientemente, você se desautoriza para a capacidade de gerar.

    Para todos os exemplos citados, é essencial que você se cuide, não só da saúde física mas também da saúde emocional. Com a ajuda de uma psicóloga especializada na área perinatal você será acolhida e convidada a superar seus medos e ansiedade de uma forma menos aguda.

    Durante minhas especializações em Psicologia Perinatal e Psicologia Corporal Biodinâmica fui colhendo informações, técnicas e manejos para ajudá-la a vivenciar esta fase que tende a ser uma das mais importantes de sua vida.

 


 

Tais Azevedo

Psicóloga e Terapeuta Corporal Biodinâmica

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR