artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo


TERAPIA CORPORAL PARA GESTANTES

    “Ser mãe é padecer no paraíso!” Quem nunca ouviu este ditado? Mas compreendê-lo se torna mais fácil para as pessoas que já desejaram engravidar ou se descobrem grávidas sem planejamento, algumas com mais dificuldades para gerar do que outras. “Existem pessoas que optam pela adoção, existem vários tipos de mães, vários tipos de paraíso, mas uma coisa é certa, este padecer do ditado popular começa muito antes do bebê nascer e você poder contemplar seu rosto”.

    Quando uma mulher independente ou um casal decide que terá um filho, é importante realizar um acompanhamento psicológico desde esse momento, pois existem muitas fantasias e temores relacionados à geração de uma criança, sem contar as cobranças da sociedade, profissionais, familiares e a nossa própria cobrança.

   Durante a gravidez, a mulher, principalmente aquela de primeira viagem, passa por grandes mudanças em sua vida. É um momento que pode representar a afirmação de um sonho ou pode ser uma fase bastante difícil e traumática. É um período de nove meses em que a mulher se modifica a fim de acompanhar seus novos papéis familiares, sociais e culturais. Por outro lado cada gravidez tem sua história. Mesmo uma mãe ou um casal experiente pode sentir necessidade maior de apoio em sua segunda ou terceira gestação. Assim que a mulher engravida passa a viver intensamente suas alterações biológicas, corporais e emocionais.

    Para as alterações biológicas, existe todo o apoio da medicina através do pré-natal, mas o acompanhamento psíquico – emocional e social também é fundamental no preparo para a maternidade, segundo a psicóloga com formação em Psicologia Perinatal, Tais de Azevedo, que desenvolve em sua clínica um trabalho para este público: pessoas que desejam ter filhos, grávidas ou aquelas que necessitam de acompanhamento clínico no pós-parto.

   Ressalto que a mulher vai passando por várias mudanças durante sua gestação, como os desconfortos, enjôo, o aumento gradativo da barriga, mamas, sono entre muitos outros. No âmbito social ela vai descobrindo como é ocupar um papel materno. Algumas mulheres revivem suas próprias histórias, pois geralmente aprendemos a ser mãe com o modelo de mãe que tivemos durante a vida. Vivemos a cobrança profissional, já que a maioria trabalha, às vezes têm outros filhos, e divide a gestação com suas obrigações domésticas, maternas e o casamento. O pai, por sua vez, carrega a responsabilidade de nutrir, manter financeiramente o novo filho, uma responsabilidade e tanto que ele terá por muitos anos. Por todos esses motivos, o estresse é um sintoma muito comum durante a gestação.

    “Nas mudanças psicológicas a mulher se descobre frágil, ambivalente, feliz, temerosa, triste, incompreendida, com dificuldades de nomear seus sentimentos e afetos. As fantasias ganham força, além da descoberta de que é muito difícil se desvencilhar do papel de mãe perfeita e aceitar o papel de mãe humana, que tem defeitos e muitas qualidades”, diz a psicóloga. Ela acrescenta que existem casais que a procuram antes mesmo de engravidarem, ou ao longo de toda a gravidez e até depois do nascimento do bebê.

    Não há um período adequado para iniciar o acompanhamento psicológico, mas segundo Tais é sabido que quanto mais confiante e segura a mulher se sente, melhor tende a ser seu parto, e maior o vínculo “mãe e bebê”. O acompanhamento psicológico na gestação prepara a mãe e o pai para receberem seu filho.
Os atendimentos têm duração de 50 minutos, podendo ser semanais ou quinzenais. O parceiro pode acompanhar a mulher caso os dois desejem uma terapia de casal.

    Existem casos em que a mulher (mãe) é atendida por Tais Fernanda V. F. de Azevedo para o acompanhamento psicológico na gravidez em contrato individual e o homem (pai) que também sofre com suas questões diante da gravidez da mulher pode ser atendido dentro da mesma temática pelo psicólogo com formação corporal biodinâmica, Sylvio Lincoln Saikovitch de Almeida.

    Tais Fernanda V. F. de Azevedo, com sua formação em Psicologia Corporal Biodinâmica desenvolve ainda um trabalho complementar corporal, através de manobras de massagens biodinâmicas e preparo de parto, gerando alivio dos desconfortos físicos comuns na gravidez, aumentando a percepção corporal, fortalecendo os músculos no perínio e elevando a auto-estima da mulher. “Olhar para o corpo em psicoterapia é essencial, principalmente quando falamos de uma gestante”, conclui Tais.

    INDICAÇÕES:

  1. Atendimento e Aconselhamento Psicológico.
  2. Terapia Breve.
  3. Preparação de parto.
  4. Distúrbios de estresse e ansiedade.
  5. Perturbações psicossomáticas, dificuldades de engravidar.
  6. Depressão pré-natal.
  7. Gravidez de Risco.
  8. Gestantes adolescentes.
  9. Gestantes sozinhas (pais ausentes).
  10. Depressão pós-parto.
  11. Estresse pós-traumático por perdas ou parto traumático.


 

VOLTAR