artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

O vínculo mamãe e bebê e a massagem biodinâmica

    
   A formação do vínculo entre a mãe e seu bebê começa no ambiente intrauterino e é de importância vital para o feto, que precisa se sentir desejado e amado e assim obter um desenvolvimento saudável.

   Essa ligação é gradativa, necessita de tempo, compreensão e amor. A medida que a mãe aceita a gravidez, escolhe o nome, o enxoval e se prepara para o parto, vai criando sentimentos, desejos, sonhos e expectativas que influenciam no estabelecimento do vínculo entre mãe e filho.

   Durante a gravidez, a massagem na barriga com leves toques, ao som de música suave e uma conversa com o bebê, estimulam o feto e o amor entre os dois.

   Uma boa relação afetiva contribui para o nascimento de uma criança segura e confiante. O contrário também acontece. Se a mãe rejeita o filho, certamente ele crescerá com sintomas neuróticos, de insegurança, medo, etc. É muito importante que o bebê se sinta bem vindo e amado.

   Os momentos que antecedem o parto e o pós-parto são de enorme emoção para toda família.

   Durante o nascimento ocorre o primeiro contato pele a pele e olho a olho entre mãe e filho e deve ser feito em um ambiente tranquilo e aconchegante. A partir daí cada dia se transforma numa descoberta e num elo a mais na relação afetiva.

   Os benefícios da massagem em bebês são reconhecidos em vários países, como França, Londres, Noruega, U.S.A e cada vez mais têm se aproximado dos brasileiros. Após a chegada de seu filho ao mundo não há nada melhor do que o toque.

   A energia das mãos é capaz de transmitir através de seu calor, amor e aconchego.Os benefícios são muitos, entre eles, a aproximação da família, pois a massagem possibilita uma prazerosa troca de energia na medida em que um se reconhece no outro.

  O bebê que recebe carinho através da massagem torna-se mais seguro e feliz porque teve colo e afeto.

   O ideal para uma boa massagem é que a mãe entre em sintonia com o filho e esteja disponível e conectada a ele. É essencial reservar um tempo do dia para esse contato com o bebê, que deve ser feito com calma e paciência Se a mãe estiver nervosa na hora do procedimento é melhor não fazê-lo por que o bebê vai perceber o seu estado emocional e vai se sentir incomodado com o toque.

   Em mães com depressão pós-parto, a massagem pode ser um significante marco de reaproximação com o filho, mas os benefícios são sentidos somente se a mulher estiver realmente disposta e com vontade de realizar a massagem, que ajuda também a prevenir e amenizar as cólicas e a desnutrição e, além disso, acalma. Estudos comprovam que bebês prematuros que receberam o Toque da Borboleta, por exemplo, se desenvolveram bem mais rápido do que os outros. A melhora é significativa também em problemas respiratórios como a rinite e a bronquite, etc…

   O contato olho no olho, a boa amamentação, são outros fatores importantes para a geração de um vínculo positivo.

   Existem várias massagens para bebês. Neste mês estarei em Londrina, realizando um curso para ensinar a técnica da Massagem da Borboleta, particularmente minha preferida porque possui a mesma linguagem da psicologia Biodinâmica, indicada principalmente para bebês recém-nascidos e prematuros por ser sutil e cheia de intenção e energia. A Shantala é indicada a partir do terceiro mês de vida, pois seus movimentos são mais firmes.

  Mas lembre-se que massagem e amor não tem idade!

  No meu consultório, realizo através do meu conhecimento da psicologia e massagem biodinâmica atendimento a gestantes, casais e famílias, trabalhando os dilemas gestacionais/familiares e ensinando manobras de massagens e realizando-as nas gestantes e recém- mamães, na prevenção das patologias.

  E aí, vamos massagear nossos filhos e construir um mundo mais saudável?

  Tais Azevedo

  Psicóloga

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br

 

 

VOLTAR