psicologos campinas psicologia
 
artigo psicologia campinas

 

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

doces.PNG

Você está pronto para recomeçar?

    

 

    Às vezes nos deparamos com situações tão difíceis em nossas vidas que achamos que chegamos ao fundo do poço.

    Pode ser que passamos por uma fatalidade, uma enfermidade, uma tragédia, dificuldades profissionais ou na relação afetiva, o fato é que inevitavelmente nos sentimos mal, tristes, desamparados, desmotivados, até mesmo desesperados, parece que a vida nos colocou numa grande cilada.

     Neste momento temos escolhas a fazer, a primeira é sucumbir, deixar as coisas degringolarem, a outra opção é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, é fazer o jogo virar e ser dono do seu momento presente e futuro.

    Esta época é um bom momento para fazermos este movimento, por ser o encerramento de um ano, podemos aproveitar a chance para revisar nossas escolhas, nossas opções, rever o que nos faz bem e aquilo que já não nos satisfaz, é muito importante saber que padrões valem a pena levar para o próximo ano, e o que precisa ser ajustado, planejado, conquistado e principalmente descartado definitivamente de nossas vidas.

    Mas claro que não é tão fácil, olhar para nossas fragilidades, dores, auto-sabotagens, mas é possível sim.

    Primeiro precisamos reconhecer o que precisamos mudar, que caminhos queremos recomeçar, que novos horizontes precisam ser construídos.

    Muitas pessoas sentem tantas dificuldades nesta primeira etapa, que acabam desistindo da possibilidade de recomeçar.

    Para estas pessoas pararem e refletirem sobre o que estão fazendo com suas vidas, como suas escolhas erradas influenciam e direcionam para o caos, recomendo que se faça terapia, além de poder se entender melhor, é possível aprender como ser resiliênte.

    Muitas vezes tamanhas decepções e frustrações ferem nossa auto-estima o que faz a idéia de poder mudar as coisas ainda mais distantes, novamente a terapia serve como um ótimo recurso. Já que as mudanças precisam partir de você é importante estar bem consigo mesmo. Além do mais porque quando enfrentamos nossos problemas, podemos nos beneficiar com eles, aprendendo e crescendo emocionalmente.

    É comum as pessoas se julgarem fortes, resistentes e por isso dão conta das durezas da vida, resistindo a situações de pressão. Mas que tal ser uma pessoa resiliênte, pois além de suportar a pressão, podemos aprender com as dificuldades e os desafios, usando nossa flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas, positivas e construtoras.

    Agora é a hora de sair da zona de conforto e ir em busca de sua satisfação, buscar a superação de limites e buscar sua felicidade, não perca mais tempo e permita-se.    

 


 

Tais Azevedo

Psicóloga e Terapeuta Corporal Biodinâmica

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR