artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

Você tem vergonha de fazer terapia?

    

   Sem dúvida a terapia é uma ótima solução para nos ajudar a resolver nossos conflitos internos, supe-rar dificuldades, re-significar histórias, sentimentos.
  

    Ela pode ser vista como um presente que damos a nós mesmos, pois é uma forma muito eficiente de nos cuidarmos.

   Mas nós não podemos negar que para algumas pessoas fazer terapia é um mito. Elas sentem vergonha de precisar de auxílio, de comentar com conhecidos e serem preconceituosamente julgadas, temem serem chamadas de loucas, fracassadas, etc.

   E muitas vezes por desinformação desistem de procurar ajuda. Quando temos algum proble-ma no coração, imediatamente procuramos um cardiologista. Então por que é tão difícil procurar um psicólogo quando estamos com dificuldades no campo psicológico?

   A terapia é um processo com início, meio e fim em que o psicólogo aplica seus conhecimentos para reconhecer os problemas, desenvolver maneiras possíveis para solucioná-los, sempre em parceria com o paciente, melhorando assim a qualidade de vida emocional e até física porque corpo e mente estão sempre interligados.

   Quanto mais rápido a decisão de fazer terapia, melhor, mas a boa notícia é que qualquer hora é hora, mesmo que você carregue por anos seus sofrimentos. Se você chegou à conclusão de que é o momento de procurar ajuda, é importante você buscar uma psicóloga com boa formação, cujo método de trabalho seja compatível com seu perfil. Não é papel deste profissional julgar, condenar, ou pré-conceituar diante de suas atitudes na vida.

    A primeira atitude deve ser ouvir, acolher, e depois desenvolver o processo adequado, pois cada um tem um modo de trabalho diferente do outro. O sucesso da terapia se dá quando ocorre o comprometimento do terapeuta e do paciente.

   Agimos de diferentes formas quando estamos em sofrimento emocional. Alguns mentem para si mesmos, forçando um bem estar inexistente, ou-tros se isolam, se deprimem, ou ficam agitados, agressivos, alguns se automedicam, usam entorpecentes como se eles fossem capazes de anestesiar a dor. Tudo isso é pura ilusão.

   Existe ainda o auto-boicote que nós fazemos sempre adiando o início do tratamento. Se você já fez terapia e julga não ter conseguido um bom resultado, tente novamente, busque outro profissional. Às vezes a dupla não criou vínculo, o que impede um resultado positivo.

   A procura da ajuda psicológica é um sinal de coragem, maturidade e de amor próprio. É um olhar para os nossos pro-blemas na busca pela solução.

   Entrem em contato conosco: atendimento@psicologoscampinas.com.br

 

 

VOLTAR