psicologia biodnamica psicologa campinas

doces.PNG

   Vegetoterapia

    É uma técnica de psicoterapia criada por Wilhelm Reich.

   Conhecida como a proposta corporal primária, que originou varias novas abordagens corporais de terapia que existentem hoje em dia.

   Contempla diversas formas de intervenção corporal com efeito sobre a dimensão do psíquico que podem ser aplicadas sem necessariamente haver contato físico com o paciente, tais como a associação livre de movimentos, o trabalho com a respiração e exercícios mobilizadores e integradore.

    Sua estrutura é constituída a partir de um processo histórico, biográfico, na relação do indivíduo com seu meio, inclusive social, educacional, político, etc. - que trabalha ao mesmo tempo verbalmente através do sistema cortical, como nos sistemas vegetativos - simpático e parassimpático - através de movimentos de corpo precisos, ou "actings", que desobstruem ou desbloqueiam o fluxo saudável (orgástico) da energia biopsíquica vital.

   Introdutores:

  • Wilhelm Reich (1897-1957) - Austríaco-americano, psiquiatra e psicoanalista, antes seguidor e discípulo de Sigmund Freud, depois mais conhecido por suas experimentos em bio-dinâmica e teorias sobre energia Orgõnio, bem como pela perseguição governamental contra sua invenção, o acumulador de energia orgone.
  • Federico Navarro (1924-2002) - Napolitano, neuro-psiquiatra, psicanalista, terapeuta junguiano, pioneiro do movimento pós-reichiano, da psicoterapia corporal, organoterapia, Somatopsicodinamica e vegetoterapia caractero-analítica.
  • Gerda Boyesen (1922-2005) - Noroeguesa, criadora da Psicologia Psicodinâmica, um ramo da Psicoterapia Corporal.

 

 

VOLTAR