psicologos campinas psicologia
 
artigo psicologia campinas

 

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

doces.PNG

Estou sentindo baby blues ou depressão pós parto?

    


   Enfim seu bebê nasceu.

   Assim como cada gravidez e parto tem uma história emocional, cada bebê que nasce é recebido por sua mãe de maneiras e sentimentos diferentes.

   É esperado que ela irradie felicidades, demande de toda sua energia,vitalidade para os cuidados de seu rebento.

    Mas de repente a mãe se entristece, sente-se casada, desanimada, fica irritadiça, com baixa auto-estima, se julgando a pior mãe do mundo, sentindo – se incapacitada para cuidar bem de seu filho e já nem consegue mais controlar seu choro e a vontade de jogar tudo pro alto.

   Às vezes nem mesmo conseguem verbalizar qual é o motivo para tantos altos e baixos, outras vezes acham que é por conta de tudo o que estão passando e que ser mãe é sofrer deste jeito, algumas fingem que estão bem, por medo de serem julgadas como péssimas mães, outras  pensam que estão ficando com depressão pós parto.

    Mas na realidade estão passando por um baby blues, estado emocional que atinge de 60% a 80% das mulheres que acabaram de terem seus filhos, o numero é mais freqüente em casos de cirurgia cesariana, em partos normais que não foram humanizado, sem a presença de doulas para acompanhamento durante o parto e para mulheres e para mulheres que não se preparam para tal momento de vida.
Mesmo que uma mulher já tenha tido filhos e não passou pelo o baby blues elas podem vir a senti – lo em outros partos.

    Os sintomas geralmente são tristeza, ansiedade, choro, irritabilidade, alterações de apetite, dificuldade em dormir, preocupação excessiva com o bebê, etc…

    Isto tudo pode ocorrer por vários motivos, primeiramente fisiológicos, pois assim que o parto acaba nossos hormônios passam por grandes alterações, alguns diminuem seus índices e outros aumentam de maneira bem rápida desestabilizando emocionalmente.

    Outro fato é o stress do parto, vai depender se foi respeitado o desejo da mulher, se houve apoio da doula, se ela sente dores ou se esta limitada em movimentos por conta da cirurgia cesariana, etc...

    A alteração corporal também pode desencadear o baby blues, a mulher não se reconhece neste corpo pós parto, sente o luto de sua barriga, do status de grávida.

    E a rotina com um bebê é também motivo deste sofrimento, se adaptar as novas tarefas de um bebe que depende 100% desta mãe. Dificuldade na amamentação e outros.

    Uma das maneiras mais eficazes para ajudar esta mulher com baby blues, começa explicando a ela que o que ela sente é normal, e que vai passar em algumas horas ou dias.( aprox. de 15 dias).

    Dar apoio nas tarefas de casa, em coisas praticas do dia a dia, para que ela possa se dedicar exclusivamente ao bebê. Ajudar a cuidar do bebê apenas e só se ela solicitar, sem interferências na forma como a mãe deve ou não fazer, ela precisa ser estimulada aos pequenos cuidados com seu bebê assim que ele nasce para empodera- la em seu papel materno, é comum nesta fase aparecer várias pessoas querendo cuidar do bebê, quando quem precisa de cuidados é a mãe.

    Neste período pode ser contratado uma doula para atendimento pós parto, que também poderá auxiliar com questões ligadas amamentação, ou procurar uma psicóloga perinatal para uma terapia breve e se a situação psico-emocional piorar e outros sintomas surgirem como ideações suicidas, choro compulsivo, desanimo profundo, procurar também um psiquiatra para avaliação.

 


 

Tais Azevedo

Psicóloga e Terapeuta Corporal Biodinâmica

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR