artigo psicologia campinas

doces.PNG

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo


MASSAGEM BIODINÂMICA

Alivia o estresse e proporciona mais qualidade de vida.

   A massagem biodinâmica age sobre a dimensão psíquica e por esse motivo é diferente de outros procedimentos do mesmo gênero. Ela pode ser usada para aliviar o estresse, a angústia e a ansiedade, com manobras que vitalizam os organismos debilitados, combatendo os sintomas psicossomáticos.  Segundo a psicóloga, Tais de Azevedo, a massagem biodinâmica, busca alcançar a alma, e consegue aumentar a consciência que temos de nós mesmos através do contato com o corpo e seus limites, suas manifestações, desejos e emoções.

   “A massagem nunca é vista apenas como uma técnica, mas sim como uma relação entre dois seres humanos. O objetivo é criar uma forma de comunicação por meio das mãos, peles e músculos, o que é perfeito, pois, muitas vezes, esta é a única forma de expor aquilo que é indizível em palavras”, diz Tais.
  
   Através do trabalho com o psicoperistaltismo – um dos recursos inovadores da massagem biodinâmica, o terapeuta é guiado pelos ruídos abdominais por meio de um estetoscópio específico, colocado sobre o ventre, fazendo com que cada pessoa, considerada única, receba o toque que ela precisa.

   Segundo Tais, para conquistar equilíbrio, muitas vezes, precisamos entender as mensagens que nosso corpo emana, e isso só é possível olhando para dentro de nós mesmos. Através da auto-compreensão passamos a expressar nossas emoções, de forma honesta e eficiente, nos perguntando quantas vezes mentimos, dizendo “está tudo bem”, quando a verdade é o oposto disto.

   A sabedoria oriental há muito nos ensina que as dores e doenças que afetam nosso corpo estão também enraizadas em nossas emoções e em nosso estado de espírito.
Nosso corpo não adoece apenas pelos vírus, bactérias, excesso de álcool, tabaco, ou hábitos alimentares ruins, mas também em função da raiva,  rancor,  desânimo, tristeza, frustração, submissão, e outros sentimentos que carregamos dia após dia.

   Mente sã, corpo são.

   Essa frase famosa nos faz pensar que precisamos nos cuidar de todas as maneiras. Nosso organismo dá sinais que evidenciam o problema antes que ele se manifeste de maneira mais agressiva. Perceber isso nem sempre é fácil, pois exige uma atenção especial, que muitas vezes dedicamos aos outros e não a nós mesmos.

   Uma pessoa que vive correndo atrás do tempo perdido, sempre apressada, sempre atrasada e tropeça no sofá da sala diariamente, antes de sair de casa, está distraída a ponto de não ver o que está no seu caminho e se machuca com frequência. Da mesma forma se ignorarmos nossos cansaços, tensões musculares, irritabilidades, dores de cabeça, nossos problemas vão se acumulando e aumentando,  até que um dia o corpo trava.

   Se a causa disto tudo for psicológica, só conseguiremos viver bem, quando a questão for resolvida. Não vamos obter a cura sem identificar o que está errado internamente.

   Quando   adoecemos psicossomaticamente, temos a oportunidade de nos conhecer e encontrar nossa capacidade de superação.

   Várias bibliografias estudam a psicosomatização, relacionando doenças comuns com sentimentos.

   “Com a massagem biodinâmica, a pessoa é cuidada em um lugar de relaxamento, de reflexão interna e de abastecimento de sensações prazerosas, como se o corpo destravasse, abrindo espaço para o alívio, e solução dos dilemas internos” ressalta a piscóloga.

 

 

VOLTAR