psicologos campinas psicologia
 
artigo psicologia campinas

 

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

doces.PNG

Enfrentando o medo da hora do parto! 

      

   Depois de tantas emoções vividas em sua gestação.  Chega a hora que sempre foi esperada e muitas vezes temida, a hora do parto.


   Infelizmente muitas mulheres escutam durante suas vidas especialmente em suas gestações histórias apavorantes e sádicas sobre este momento, todas  passam por momentos em que ouvem relatos de que  “a conhecida de alguém”  teve problemas ou dificuldades na hora de parir, o que só prejudica o equilíbrio emocional da grávida.

   Citações bíblicas tais como “pariras com dor” ou escutar falas como a pior dor do mundo é a dor do parto, você sofrerá por horas durante o trabalho de parto, não encoraja ninguém, não é mesmo?

   Além de que as cenas reproduzidas em filmes e novelas distorcem a cena real do parto.

   É normal temermos o parto, pois é comum sentir medo do desconhecido, o parto é um marco na vida da mulher, do bebê, da família. Toda vez que a uma mulher entra em contato com o parto de seu filho é remetida inconscientemente para a história do seu próprio parto, por isso escutar frases de nossas mães como: “Eu sofri muito para você nascer”, “tive medo de morrer”, também amedronta e marcam a história da futura mãe.

   A escolha do tipo de parto deve ser feita depois de muita pesquisa. Quanto melhor informada mais tranqüila a mãe tende a estar.

   Escolher seu acompanhante de parto com antecedência facilita a hora do parto, alguns casais optam pela presença do pai, o que pode ser muito atraente na construção do vinculo familiar, mas a gestante tem que estar tranqüila com a escolha, alguns casais não se sentem a vontade para o pai presenciar o parto vaginal, temem que a fantasia do alargamento vaginal, estraguem posteriormente o desejo sexual, por exemplo. Algumas mulheres preferem ter a mãe por perto neste momento de máxima feminilidade, o que pode deixar o pai sentindo se excluído.

  Contratar uma doula para dar suporte a mãe durante o trabalho de parto é de grande valia, é importante receber um apoio especializado, seu conhecimento faz com que este momento seja mais tranqüilo.

  Converse com seu médico, tire suas duvidas, fale sobre seus medos, fantasias, fale sobre sua preferência de parto, mas não se esqueça de que o parto é seu e de seu filho, sua escolha tem que contemplar o bem estar, o vínculo e a saúde física e emocional de vocês dois. Com um bom profissional seu desejo será respeitado, mas, contudo é importante estar ciente de que imprevistos podem acontecer e os planos serem alterados.

   As dores da contração podem ser reduzidas se a gestante realizou atividades físicas, como hidroginástica, ioga, meditação e da forma com que ela encara este momento.

   Às vezes a mulher teme o parto, pois neste momento ela perde o controle de proteger seu bebê, como era dentro de seu ventre.

   Durante a gravidez a mulher pode estar se preparando para a chegada do bebê, cuidando dos dilemas emocionais com o auxílio de uma psicóloga perinatal, fazendo com que este momento seja especial e muito bem vivenciado.

   No meu consultório recebo mulheres em todas as fases do preparo para  a gestação até ao pós parto. Veja no site www.psicologoscampinas.com.br  outras dicas para deixar o seu parto mais tranqüilo.


 

Tais Azevedo

Psicóloga e Terapeuta Corporal Biodinâmica

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR