psicologos campinas psicologia
 
artigo psicologia campinas

 

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

doces.PNG

RESPEITO É BOM E EU GOSTO!

   Ser respeitado é uma busca constante. Para alguns essa conquista é muito fácil, já para outros, parece que é um objetivo quase impossível.

   Respeito é sentir-se valorizado pela pessoa que somos, por nossas opiniões, por nossas experiências. É um prazer saber que somos referência para alguém.

   Por isso a conquista do respeito está conectada a nossa autoestima, ao conhecimento de nós mesmos, a nossa forma de colocar limites aos demais, a nossa forma de respeitar o outro. E isso é uma tarefa complexa porque envolve muitas pessoas, relações, emoções, sensações, referências, educação, comportamentos e interpretações.

   O que é preciso ter em mente é o que o ponto de partida é VOCÊ. Comece avaliando como está o seu auto- respeito, sua autoestima, como você coloca limites para o outro, para que ele não te use ou manipule.

   Às vezes estamos tão acostumados a ser mal tratados por nossos pais, colegas, superiores no trabalho, por nossos cônjuges, filhos, que nem nos damos conta do quanto somos coniventes com a falta de cuidado e respeito. Precisamos aprender a cuidar de nós mesmos.

   Algumas atitudes simples como a educação, a cordialidade, a falta de preconceitos, ser um bom ouvinte, ser atencioso com todos, ser autentico, colaborativo, pró ativo, cuidadoso, olhar nos olhos do outro enquanto conversa, ser firme com suas palavras, podem ajudar e muito na apropriação do desejado respeito.

   É muito comum pessoas buscarem isso de forma errada, com agressividade, arrogância, abuso de poder, competição, egoísmo. O resultado é exatamente o oposto do desejado: raiva, mágoa, medo, afastamento e pena.

   Não precisamos estar “acima” de alguém, nem abaixo de “ninguém”, mas sim lado a lado, com humildade, compreensão, inteligência e boa vontade de melhorar em todos os aspectos.

   Ter uma vida ativa, participar de sua comunidade ajuda bastante. O respeito sai de dentro e cria forças fora, ou seja, haja de forma a ajudar pessoas, construa idéias, ações, inspirações em grupo. São as nossas ações que determinam o nível de respeito que iremos obter no cotidiano..

   Seja sincero com suas escolhas, elas revelam sua identidade, seu caráter. Com coerência, determinação, força de vontade, motivação, você pode se surpreender com as guinadas que a vida te reserva.

   Como citei acima, para obter o respeito é importante cuidar de si, revisar sua forma de ser e agir. A psicoterapia é um ótimo recurso para romper com antigos padrões que geram tristeza, descontentamento, falta de respeito. É importante cuidar da auto- estima, revisando referências ultrapassadas para alcançar a satisfação e respeito.


 

Tais Azevedo

Psicóloga

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR