artigo psicologia campinas

doces.PNG

Entrevista publicada na revista Guia Bebê por Tais Azevedo

PREPARE -SE PARA A CHEGADA
PSICOLOGIA CORPORAL BIODINÂMICA E PERINATAL

O QUE É PSICOLOGIA PERINATAL?

    É o ramo da psicologia que contempla o cuidado dos fenômenos psíquicos ligados ao ciclo gravídico-puerperal ou seja o período que antecede a gravidez, o parto e o pós- parto (puerpério). E sua relação com as determinações culturais, biológicas e subjetivas. Incluo neste período as etapas que o antecedem a gestação, como o planejamento familiar, a infertilidade, abortos sofridos, fertilização assistida, preparação para o parto, o parto em si, e momento que ultrapassam o nascimento como a entrega do recém- nascido, óbitos do bebê, dificuldades na amamentação, baby blues, depressão pós- parto, retorno ao trabalho, relação entre pais e filhos.
   Por ser este momento tão especial e complexo é sabido que a gestante e seu parceiro vivem durante este processo uma crise vital, o que produz mudanças no psíquico da mulher e do homem que vão ser pais.


    COMO FUNCIONA SEU TRABALHO?

    Geralmente enfoco o tratamento e acompanhamento da mãe (ou da família) desde o período que antecede a gravidez, momento este em que o casal se prepara para engravidar, a confirmação da gravidez enfocando as fases de cada trimestre, o preparo para o parto, o parto e o período do puerpério. Também trabalho o vínculo entre a mãe e seu bebe e o papel do pai neste processo. E a construção de um novo olhar para o casal devido as mudanças de papel após a chegada do bebe.
Sabemos que são necessários vários cuidados para que a futura mãe sinta - se preparada para a hora do parto, mas pouco é falado sobre os cuidados psico - emocionais, e é justamente na fase da gestação que se inicia o processo de estruturação entre a relação mãe e bebê e sua conjuntura diante da sociedade.
   É muito comum as futuras mães entrarem em dúvidas em relação aos seus sentimentos, desejos, alteração na forma de como pensava que seria sua gravidez, medos, fantasias, sentir -se incompreendidas, sentir que perdeu sua identidade, entre muitos outros sentimentos. E a psicoterapia tende a ajudar a mãe a compreender seus processos, a nomear seus sentimentos e enfrentar seus medos e fantasias construindo e se adaptando a uma nova realidade que será vivida por ela e pela família.
Por isto desenvolvo um trabalho complementar corporal biodinâmico, através de manobras de massagens biodinâmicas e preparo de parto, gerando alivio dos desconfortos físicos comuns na gravidez, aumentando a percepção corporal, fortalecendo os músculos no perínio e elevando a auto-estima da mulher. Olhar para o corpo em psicoterapia é essencial, principalmente quando falamos de uma gestante.


O QUE É A MASSAGEM O TOQUE DA BORBOLETA?

    O bebê nasce tão delicado e sensível, precisando de cuidados, atenção e carinhos. Não há nada melhor que demonstrar através de gestos suaves como o toque de uma borboleta todo o amor reservado a ele, além de ser um jeito gostoso de você e seu filho se re – conhecerem. O toque é essencial para o desenvolvimento total do ser humano.
   Pensando na importância e benefícios da estimulação tátil desde os primeiros dias de vida, que a americana Eva Reich criou uma massagem para bebês, o    Toque da Borboleta. A técnica propõe a restauração do equilíbrio energético e emocional da criança por meio do toque delicado e caloroso. A vantagem sobre a shantalla é que não exige o uso de óleos e pode ser feita desde os primeiros dias de nascimento, inclusive na incubadora, por ser muito suave.
   Ela pode ser aplicada em todas as idades. Pode ser usada em diversas situações e com vários propósitos, promovendo o vínculo entre casais, pais e crianças, gerando uma situação de confiança, respeito, afeto, amor, auto – estima e tranqüilidade.


   Benefícios:

   A criança que recebe continuamente esta massagem avança em termos de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e de auto-percepção. Está também relacionada ao padrão do sono que se torna mais estável e tranqüilo.
   O toque aumenta a resistência a doenças. Existem várias pesquisas que comprovam que crianças que recebem toque, carícias e massagens diariamente apresentam menor incidência de doenças infantis. A enfermeira Ruth Rice, que trabalha com prematuros nos EUA, e a própria Eva Reich, constataram que os recém-nascidos estimulados através do toque da borboleta apresentavam melhor desenvolvimento neurológico e melhores reflexos em relação aos que recebiam atendimento de rotina.
   Foi constatado que as crianças desnutridas também saem ganhando principalmente após a compreensão de que muitas vezes, a desnutrição é também de afeto e carinho. Quando construímos vínculos afetivos, a criança começa a comer e conseqüentemente desenvolver-se fisicamente, aceitando melhor o carinho.
   A gratificação na massagem do toque da borboleta está na geração de vínculos. “O olhar é uma porta que se abre para uma comunicação não verbal que será eternizada na história da dupla”. Há um estudo comparando bebês prematuros em que a mãe ficava um longo período olhando para o filho e bebês que não recebiam esse tipo de atenção. Os primeiros desenvolveram um QI bem maior do que os demais”.
   Em meu consultório aplico a massagem na gestante para que ela sinta o prazer que a técnica proporcionará em seu filho. É importante as pessoas experimentarem o Toque da Borboleta antes de realizarem a manobra em alguém.


Indicações da técnica:

- Problemas da concepção, no útero ou no parto
- UTI neonatal
- Abuso de álcool ou drogas pelos pais
- Parto difícil
- Anestesias
- Cesáreas
- Separação da mãe logo após o parto
- Abuso físico emocional ou sexual
- Operações (pré e pós operatórios)
- Problemas de saúde (enfermidades temporárias ou crônicas)
- Deficientes físicos, autistas, pacientes com alterações neurológicas e dificuldade de interação com o ambiente
- Problemas respiratórios
- Promoção de relaxamento, alívio de tensões e estresse de modo geral.


Objetivos Em bebês e crianças:

- Ajuda a fortalecer o vínculo pai/mãe/bebê (ou criança)
- Ajuda a acalmar as cólicas e diminui o estresse entre pais e bebês
- Faz com que o bebê tenha um sono tranqüilo
- Ajuda a aliviar o estresse da época da dentição
- Tonifica os músculos do bebê
- Aumenta a percepção corporal do bebê ou criança
- Ajuda a relaxar aliviar a tensão e ansiedade
- Evita o uso excessivo de remédios
- Melhora a digestão, circulação e aumenta a resistência a doenças
- Melhora o desenvolvimento psiconeuromotor de modo geral
- Ajuda no crescimento de relacionamentos emocionais saudáveis


QUANDO DEVO BUSCAR ATENDIMENTO PSICOLOGICO?

    Se você está pensando na idéia de aumentar sua família, pode ser importante a ajuda psicológica, para que você possa clarear sua idéias, diminuir ansiedades, realizar uma analise de suas situações atuais.    Principalmente em casos ser mãe solteira, reprodução assistida ou caso você já tenha sofrido algum aborto ou óbito de bebê.
   Durante a gravidez em qualquer semana da gestação. As sessões acontecem semanalmente por um tempo que será determinado caso a caso, pois para cada mulher carrega sua história particular, cada gestação é única.
   No pós - parto, tão logo a mãe sinta a necessidade, sejam quais forem os motivos, é muito comum mães apresentarem tristeza nos primeiros dias após o nascimento. Elas passam por grandes alterações hormonais e psicológicas que podem algumas vezes gerar o baby blues, depressão pós parto, dificuldades em amamentação, dificuldades em redescobrir sua sexualidade, identidade, novas relações com o mundo, assumir novos papeis, expectativas e saudades da barriga, retorno ao trabalho.
   É nesta fase que ocorrem as grandes adaptações para todos integrantes da família e estar bem preparada e amparada para o nascimento tornará esses primeiros momentos juntos em casa mais fáceis. Como recém nascido exige muito cuidado e atenção. Ter conhecimento sobre as necessidades de um bebê auxiliará a mãe a se preparar melhor para sua chegada e lidar com a situações do dia - a dia.

Cuidando de quem cuida:

   O ideal é que a mãe cuide de seu filho, é importante que as avós e demais parentes respeitem a necessidade da dupla onde um conhece o outro na medida em que os contatos vão acontecendo naturalmente, como na amamentação, na troca de fraldas, banho, troca de roupas, etc. Não significa que a mãe não possa pedir ajuda para cuidar de seu filho, mas é importante que os parentes e amigos respeitem esta necessidade da dupla. Mas a mãe só dará conta se ela também se cuidar e for cuidada por seus familiares e amigos, pois ela também estará sensível com tantas mudanças e demandas por parte do seu bebe.
   Se o casal estiver unido neste período a mãe poderá sentir - se mais acolhida e amada na medida que seu marido demonstra interesse e participação nas tarefas diárias, em contrapartida o pai participativo da rotina de cuidados com o bebê sentirá como parte importante na vida e desenvolvimento de seu filho. 

Tais F.V.F. de Azevedo
Psicóloga

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR