artigo psicologia campinas

 

Publicado no jornal 100% Vida por Tais Azevedo

 

doces.PNGVocê esta satisfeito com sua sexualidade?

  

 

  

    A sexualidade é parte integrante de todos os seres humanos, estando sempre relacionada à intimidade e a afetividade, presente em nossas vidas desde o momento que nascemos até ao final da vida sem distinção de raça, sexo, idade.

    Muitas vezes seu entendimento é limitado apenas nos aspectos sexuais, como sexo, masturbação, identidade sexual, mas a sexualidade pode ser compreendida também  com outros olhares tais como: desejo voltado a pessoas e objetos , contato, prazer,  gozo, afetos, relação sentimental, psíquica e física, conhecimento de si próprio, sonhos, etc…

    O fato é que para muitas pessoas este assunto é tabu, seja pela falta de conhecimento, maturidade, religião, educação rígida, vergonha, orientação sexual e muitas pessoas desconhecem a anatomia do próprio corpo, o que atrapalha  a conquista do prazer.distorcida, etc…

    Os adolescentes têm iniciado sua vida sexual cada vez mais cedo e a maioria deles desinformados sobre o assunto.

    Muitas pessoas sentem se envergonhadas de falar sobre assunto. Mesmos os adultos sentem se comumente incomodados ao lidarem com sua sexualidade, seja por conta da educação rígida que receberam, pela religião, ou falta de consciência de si,  dificuldade de expor seus sentimentos.

    Muitas pessoas acham que basta estarem apaixonados por alguém para terem uma boa intimidade sexual com o parceiro, mas não é bem assim, muitos casais sofrem por pela falta de comunicação e espontaneidade de falar a respeito da sexualidade.

    Muitas pessoas escondem sua identidade sexual, seus desejos, por vergonha, medo, preconceito, levando uma vida sexual paralela. Diante da sociedade assumem o papel heterossexual, mas em segredo vivem sua identidade homossexual.  O que gera desconforto e sofrimento.

    Assim como existem muitas mulheres que nunca chegaram ao orgasmo durante a relação sexual, mas fingem que sim, por se sentirem diferentes das demais acabam assumindo posturas, aceitam algumas formas de se relacionar, a contra gosto e fazem isso por sentirem se inseguras diante do parceiro ou por achar que é normal  ceder sempre aos desejos do outro.  Por ouro lado, quando o parceiro aprecia determinadas carícias e a parceira não se inicia um conflito, onde a mulher pode  se sentir constrangida e culpada diante da frustração do parceiro.

    Da mesma forma muitos homens não conhecem as zonas erógenas do corpo feminino, e cada pessoa é diferente uma da outra, cada pessoa se sente mais ou menos a vontade assumindo determinadas posições que outras. E esperar que o parceiro adivinhe a sua preferência é pedir demais. É ai que entra a conversa sobre o assunto que pode ser feita naturalmente nas preliminares da relação sexual podendo indicar as áreas que mais lhe que mais lhe dá prazer.

    Existem ainda muitas pessoas sofrem por vergonha do próprio corpo e não ficam a vontade com a nudez  na frente do parceiro o que muitas vezes atrapalha a intimidade do casal. Outras sentem – se travadas sexualmente devido a traumas sofridos durante a vida, tais como bulling, abuso sexual, dores durante a relação sexual, frigidez, ejaculação precoce, ansiedade, etc…

    Para ter sua sexualidade bem resolvida é importante dialogar com seu parceiro, muitas vezes o atendimento psicológico além do acompanhamento médico se torna fundamental para a superação. E para isto não tem idade sempre é tempo de poder aproveitar os prazeres que a vida lhe oferece e poder ser feliz e realizada em todos os sentidos.


 

Tais Azevedo

Psicóloga

R: Jorge de Figueiredo Corrêa, 1334 – Taquaral – Campinas

Fone: (19) 3256 -5488

atendimento@psicologoscampinas.com.br

www.psicologoscampinas.com.br


 

VOLTAR