Para algumas pessoas, existe um momento na vida, em que pensar na morte como a única saída para se livrar de um sofrimento intolerável, parece ser a única solução.
Cada um tem seu motivo que leva ao desespero e a acreditar que seja melhor desisitir de viver. Uma mudança repentina na estrutura de vida, como: morte de um ente querido, divórcio, desemprego, queda do seu status econômico, dificuldades financeiras,alguns sentimentos como solidão, isolamento, dificuladade de pertencer a um grupo e algumas doenças, como a depressão, esquizofrenia, bipolaridade, além do uso de drogas e álcool.
Em geral as mulheres tentam três vezes mais o suicídio do que os homens, porém eles conseguem finaliza –lo quarto vezes mais. E grande parte deste número voltam a tentar contra sua vida, quando nao procuram ajuda psicológica e psiquiatrica.
Normalmente o suicídio é planejado, na grande maioria das vezes a pessoa passa pela ideação suicida, onde planeja como fazer, escreve cartas, se despede das pessoas, até chegar a decisão definitiva. Masé comum as pessoas se surpreendem ao ver que um familiar ou amigo chegou a tal decisão. Dificilmente se comete suicidio mpulsivamente.
No senso comum, dizemos que os suicidas são covardes, por não darem conta de cuidarem de si e resolverem seus problemas. Outros dizem que eles são corajosos, para darm fim a suas vidas. Mas este tipo de julgamento nada ajuda. É preciso ficarmos atentos, para percebermos os sinais de alerta.
Normalmente quem esta planejando o suicídio, dá pistas, fala sobre o assunto, sobre a morte, como se estivesse avisando, pedindo ajuda, em geral, os suicidam não desejam a morte, desejam se livrar do sofrimento que os seguem.
Se você esta tendo ideações suicidas, procure o quanto antes ajuda psicológica, através da psicologia corporal biodinâmica podemos trabalhar corpo e mente afim de trazer alivio, consciência e assim poder dar a volta por cima.
Precisam de tratamento psicológico também aqueles que tiveram parentes eamigos suicidas, émuito dificil lidar com esse luto, normalmente essas pessoas se culpam, por não terem evitado a tragédia. Sentem – se depressivos, sem perspectivas e através da terapia, é possivel resignificar este momento doloroso.