História

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA BIODINÂMICA

 

As duas principais influências que Gerda Boyesen sofreu para a geração dos princípios da Psicologia Biodinâmica foram:

  1. as teorias e técnicas criadas por Wilhelm Reich, através de Ola Raknes, que foi seu psicoterapeuta e professor de 1947 a 1951.
  2. a teoria e a técnica formuladas por Aadel Bülow-Hansen no âmbito da fisioterapia quanto ao uso da massagem para tratamento de distúrbios mentais e psicossomáticos.

W. Reich viveu na Noruega de 1934 a 1939, neste período criou um grupo de discípulos, que contava com a presença de Ola Raknes. Em 1947, Gerda, com 25 anos, na época se dedicava apenas as atividades da casa, leu um livro sobre neuroses que falava sobre as idéias de W. Reich. Interessou-se tanto pelo tema que passou a fazer análise com Raknes e a estudar Psicologia na Universidade de Oslo. Permaneceu com Raknes até 1951.

Resolveu cursar Fisioterapia, aconselhada por Trygve Braatoy e de Nic Waal (membros do citado grupo de reichianos), cujo o objetivo de conhecer melhor o corpo humano. Depois de se formar, começou a trabalhar no Instituto de Aadel Bülow-Hansen, com quem aprendeu conceitos e técnicas de massagem que a influenciaram profundamente. Gerda descreve sua surpresa ao perceber grandes melhoras nos pacientes que se submetiam a essa “massagem que funcionava como psicanálise”.

As primeiras formulações: As duas vertentes influênicas citadas acima permaneceram por muito tempo como elementos isolados e desconhecidos entre si. Mas aos poucos, Gerda foi percebendo vínculos e possibilidades de sínteses, desenvolvendo idéias sobre a importância do sistema nervoso autônomo (a descarga vegetativa), o papel da hipertonia e hipotonia da musculatura estriada nos processos psíquicos, a teoria da circulação do sangue na neurose, entre outras.

Gerda também sofreu influências de Freud. Segundo Gerda, “nesta época a teoria freudiana do desenvolvimento psicossexual da criança tornou-se muito importante para mim. Aquilo a que Freud se referia não era somente real e verdadeiro no que se refere à psique, era real e verdadeiro nos próprios tecidos (em “Entre Psique e Soma”, pág. 74).

Gerda vai reconhecendo a eficácia do tratamento quando é acompanhado pelos ruídos abdominais. A partir daí surge a idéia de usar um estetoscópio colocado sobre o ventre para que seja um guia na intervenção terapêutica e os resultados deste recurso se mostraram excelentes.

O surgimento da Psicologia Biodinâmica: Gerda vai morar em Londres em 1969 . A medida que escreve artigos vai expandindo seus conceitos e aprofundando suas idéias, tendo W. Reich como referencial teorico. Desenvolve então o método que nominou de “seguir o impulso interior”, constituído, segundo ela, por “uma combinação sutil de psicanálise e de técnicas reichianas avançadas” (idem, p. 101). É

A Psicologia Biodinâmica se estrutura como uma escola diferenciada dentre as várias abordagens neo-reichianas, com a consolidação de uma teoria e uma técnica específica. Dá – se inicio a formação de psicoterapeutas em Londres.

Gerda e suas filhas, Ebba e Mona Lisa, começam a trabalhar como psicoterapeutas biodinâmicas, as filhas colaboram no desenvolvimento dos fundamentos da Biodinâmica, inclusive escrevendo artigos em conjunto com a mãe. Muitos desses artigos são publicados no periódico Energy and Character, fundado por David Boadella.

A institucionalização:

Durante os 25 anos de existência do Gerda Boyesen Centre de Londres, centenas de terapeutas receberam formação de Gerda e seus professores. O Instituto funcionava na Acacia House, duas casas que ficavam na beira de Acton Park, com seus esquilos e carvalhos. As casas eram compostas de consultórios, duas cozinhas e um salão de aproximadamente 200m2 para workshops.

Lá passavam, durante a semana, uma média de 80 alunos que cursavam quatros anos de formação, os terapeutas que ali atendiam e os clientes. Ficavam hospedados, dormindo nos consultórios, alguns estrangeiros que não tinham dinheiro para pagar pernoite em hotel, e ali estavam para os workshops abertos. Nos finais de semana, as vezes aconteciam dois ou três workshops ao mesmo tempo, espalhados pelo salão e consultórios maiores. Trainers vinham de todos os cantos do mundo para dar workshops dentro do programa do curso, como complemento ou pós-formação. Durante os meses de calor, os alunos e trainers se espalhavam pela grama do parque nos intervalos de workshops, fazendo piqueniques, tomando sol e colorindo a grama com suas roupas, geralmente em estilo hippie.

No salão aconteciam as clínicas dos alunos. O salão era divido em baias, com cortinas, cada uma com uma mesa de massagem dentro. O segundo ano atendia o público com massagem sueca e os terceiros com massagem biodinâmica. Os clientes pagavam uma taxa simbólica, sabendo que receberiam tratamento de alunos em formação e ali deitavam para se submeter às mãos de iniciantes dedicados. Depois da clínica os alunos se reuniam em supervisão para discutir os acontecimentos do dia. Os alunos do quarto ano atendiam nas salas de terapia da casa, sob um regime chamado ”green house” (estufa), que significava acesso a um supervisor e participação de grupo de supervisão semanal, no qual cada um discutia seu caso sessão por sessão.

Nas baias do salão também aconteciam as clínicas internas, nas quais os alunos de um ano tratavam dos do ano abaixo, com massagem biodinâmica, Assim, todos recebiam e davam massagem semanalmente, num esquema chamado de ”corrente”. Os alunos do primeiro ano eram recebidos com uma festa dançante. No final do ano havia a festa de entrega dos certificados para os formados, com discursos de Gerda e outros trainers. O centro fervilhava com pessoas que traziam suas ”bagagens” de experiência terapêutica, processos pessoais e cultura.

Alguns profissionais que por ali passaram abriram suas próprias escolas na Europa (Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Suíça, Irlanda), EUA, Venezuela, Austrália e Brasil. Outros desenvolveram técnicas próprias e articularam a biodinâmica com diversas linhas da ciência psicossomática.

No início dos anos 90 houve uma ruptura entre a diretoria da escola e Gerda. O centro foi gradualmente perdendo sua força e terminando com a venda das casas e fechamento temporário. London School of Biodynamic Psychotherapy (Gerda Boyesen Method). Este grupo é atualmente o responsável pela conexão com o UKCP (United Kingdom Council for Psychotherapy) e dá continuidade à formação de novos terapeutas.

A Biodinâmica pelo mundo:

 

Comments are closed.